Para minimizar-se problemas de execução, aconselha-se que todos os laços sejam montados e, antes de serem ligados à central, sejam testados em separados.
Testando cada laço:
Utilizando um aparelho de teste de resistência elétrica (ohmímetro), verificar, junto aos terminas do laço que chegam à central, se a resistência lida entre eles corresponde à resistência de fim de laço (2k2). Caso contrário verificar em que ponto o laço encontra-se interrompido ou em curto-circuito ou, ainda, com carga auxiliar. Nossos detectores, nessas condições, representam carga nula (resistência infinita), não afetando essa medição.
Após verificado que o laço possui a impedância correta (RFL), energize-o diretamente pela bateria, passando por um fusível auxiliar, e percorra-o, verificando o bom funcionamento dos detectores a ele contidos.
Ligue adequadamente um transformado adequado à placa carregadora, onde “Baixa” corresponde a 12/24 V, vindos do transformador, e “Alta” a entrada do transformador pelo lado primário, que deva ser ligado à rede elétrica, 127/220 V. Nos bornes marcados com “Rede” energize diretamente do quadro principal, por meio de disjuntor ou fusível próprio, para que seja mantida constantemente energizada.
Havendo optado por instalação a 24 V, remover o “jumper” da placa carregadora, caso contrário, mantê-lo inserido (12 v).
A tensão real fornecida pelo carregador, em uma instalação a 12 V, fica entre 13,5 e 13,8 V, enquanto a 24 V, a tensão fornecida corresponde a 2 vezes esse valor, 27 a 27,6 V.
Verifique se foi tudo adequadamente ligado e energize a central. Messa a tensão nos conectores que serão ligados à bateria e estando em nível adequado conecte a ela.
Ative a central e pressione o botão de teste. Todos os leds deverão ser ativados juntamente com o “buzzer”, de modo cadenciado. A saída para a sirene será ativada 2 vezes, mas não o relé auxiliar.
Retire os “jumpers” correspondentes aos laços que serão utilizados: a central deverá sinalizar defeito nos leds correspondentes a cada laço habilitado, sendo respondido pelo led “Defeito” e pelo “buzzer”.
Usando um resistor de 680 R (alguns acompanham a central, marcados para uso com “Botão”), provoque uma carga em cada um dos laços, por, pelo menos, 5 s. Os laços deverão passar a indicar alarmes, bem como acender o led marcado com “Fogo”. Ajuste o tempo de retardo no “trimpot”, na placa dos laços correspondentes. Este retardo é para que haja tempo de tomada de alguma providência, antes que seja ativada a sirene e a saída auxiliar, em caso de ocorrer um evento.
Se tudo funcionando corretamente, desenergize a central, lembrando de desconectar a bateria, ligue os cabos dos laços aos seus devidos bornes, a sirene e eventual carga auxiliar e volte a energizar a central.
Repita o teste. Se a sirene não estiver “silenciada”, no início do teste, soará 2 vezes, mas sem atracar o rele auxiliar, mantendo-se em NF.
Parabéns, teu trabalho está concluído!
Importante:
Sempre que for interferir na instalação com a central, desenergize-a por completo, lembrando de desacoplar a bateria.
Embora a central suporte mais de 20 detetores por laço, a norma limita cada laço a esse número.
O tempo de retardo máximo, para alarme, previsto na norma, é de 2 min.