Conselhos e informações essenciais

Pergunte a si mesmo: o que você precisa saber para instalar com segurança e corretamente um sistema de alarme e detecção de incêndio totalmente funcional em um prédio?

Há muitos aspectos em jogo aqui: legislação de segurança contra incêndios, normas de construção, saúde e segurança (já que há muitas oportunidades de acidentes ao trabalhar com ferramentas e escadas) e saber o que fazer com o equipamento antigo (há leis governando o descarte de resíduos elétricos). Estas não são necessariamente a primeira coisa que vem à mente; ter um conhecimento seguro dos componentes do sistema, detecção de falhas e métodos de instalação são as partes mais visíveis e vitais do papel – mas todos os itens acima ajudam a ampliar o conhecimento do instalador.

Felizmente, todos os itens acima podem ser aprendidos no novo caminho de qualificação da FIA. O caminho de qualificação da FIA é atualmente o único caminho de cursos que levará a uma qualificação reconhecida nacionalmente no Nível 3 do Quadro de Qualificações Regulamentadas (RQF). Isso se traduz como um Nível 4 na Estrutura Européia de Qualificações, ou seja, aqueles que realizam a qualificação atingirão o nível especificado na norma de serviço EN 16763, que foi lançada em 2017.

EN 16763, ‘Serviços para Sistemas de Proteção contra Incêndios’ estabelece os níveis mínimos de educação que os técnicos devem ter. Embora não seja obrigatório por lei, a norma especifica que aqueles que trabalham em um sistema devem ser qualificados para, pelo menos, um Nível 3 na Estrutura Européia de Qualificações.

Em suma, o EN16763 apresenta um benchmark de qualidade em toda a Europa, que deve ser esperado e mantido em toda a indústria. Ele define todos os pré-requisitos para o nível de habilidades, conhecimento e educação que devem ser esperados.

A norma trata de atingir padrões de qualidade para sistemas de segurança contra incêndio, com foco em quem está realmente realizando o trabalho e se está fazendo corretamente. Com um sistema de segurança de vida, realmente não é aceitável que, em 2018, as pessoas possam afirmar que são capazes de fazer o trabalho sem um certo nível de conhecimento por trás delas. Mas é isso que esta norma pretende definir. E a mensagem é clara – a educação é fundamental. Os instaladores de deteção e alarme de incêndio devem ser educados pelo menos para um nível 3 no Quadro Europeu de Qualificações.

Felizmente, aqueles que participam da qualificação de instalação podem ter certeza de que poderão atender ao padrão, oferecendo aos empregadores técnicos de qualidade e aos clientes das empresas de instalação maior confiança no nível de qualificação que estão adquirindo.

 

Estrutura de Qualificação

Há quatro unidades para completar, a fim de se tornarem qualificadas, e cada uma tem uma gama de áreas de tópicos que são ensinadas em detalhes a partir de um plano de estudos definido pela Organização Awarding (o corpo do exame).

  1. Curso de fundamentação
  2. Saúde e Segurança
  3. De Meio Ambiente
  4. Instalador Avançado

Embora esses cursos estejam numerados de 1 a 4 nesta lista, é importante observar que essa é apenas uma sugestão de estudo – um aluno deve estudar primeiro o Curso Básico e, depois, as três unidades restantes da qualificação podem ser estudadas em qualquer curso. ordem de preferência.

Depois de passar todas as quatro unidades, o aluno será premiado com o FIA AO Level 3 em Fire Detection and Alarm Installation, Teoria e Requisitos de Regulamentação.

O que há na unidade de instalação avançada? VÍDEO
O que há na unidade de instalação avançada?
Saiba mais sobre o conteúdo do curso

Curso de fundamentação

Esta unidade é a primeira unidade a ser estudada no caminho de qualificação. A Fundação em FD & A é um curso intensivo de dois dias e é realizado durante todo o ano em locais em todo o Reino Unido. O treinamento é ministrado por profissionais da indústria de combate a incêndios que têm experiência em treinamento e ampla experiência técnica. O treinamento é ministrado em sala de aula por meio de um PowerPoint e de um manual de cursos.

Como o nome da Fundação sugere, este curso cobre uma ampla base de conhecimento que preparará os alunos para realizar mais cursos de detecção e alarme de incêndio. Existem 10 áreas dentro do programa, e todas elas são avaliadas. Ao longo do curso, todas as áreas são cobertas pelo formador, e notas mais extensas estão disponíveis no manual do curso, que é dado aos alunos no primeiro dia do curso.

As 10 áreas de estudo são:

  1. Legislação
  2. Padrões, Códigos de Prática, Orientação e Notas Técnicas
  3. Trabalhando com Terceiros
  4. Documentação
  5. Eventos de Fogo
  6. Proteção passiva
  7. Detecção de Incêndio e Tecnologia do Sistema de Alarme
  8. Design do sistema (de acordo com os requisitos da BS 5839)
  9. Ambientes Explosivos
  10. Alarmes falsos e sinais de incêndio indesejados

 

Saúde e Segurança

As 8 áreas de estudo são:

  1. Legislação de Saúde e Segurança
  2. Manuseio Manual
  3. Trabalho em alturas
  4. Trabalhadores Solitários
  5. Fornecimento e Uso de Regulamentos para Equipamentos de Trabalho (PUWER)
  6. Equipamento de Proteção Individual (EPI)
  7. Amianto
  8. Controle de Substâncias Perigosas à Saúde (COSHH)

De Meio Ambiente

Esta unidade também possui 8 áreas de estudo. Esses são:

  1. Direito Ambiental
  2. Restrição do uso de certas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos (RoHS)
  3. Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE)
  4. Gestão de resíduos
  5. Consumo de energia
  6. Regulamentos de Radiação Ionizante IRR17
  7. F-Gas
  8. Substâncias que Destroem o Ozono (ODS) (Halon)

Instalador Avançado

Esta unidade foi projetada para desenvolver ainda mais o conhecimento e a compreensão adquiridos na conclusão do Curso Básico. Embora a Fundação tenha introduzido diversas áreas temáticas, esta unidade enfoca ainda mais, examinando como a lei de segurança contra incêndio, códigos de prática e orientação podem ser aplicados ao papel do instalador de sistemas.

Você então desenvolverá seu conhecimento e compreensão sobre a aplicação da instalação de sistemas, testes de sistemas e localização de falhas e, claro, a documentação necessária para instalação e entrega a outras partes interessadas, incluindo técnicos de comissionamento e o usuário final.

O curso tem 5 áreas de estudo (rotuladas AE no programa definido pela FIA AO):

A) BS 5839 / IS 3218;
B) O Regulamento de Gestão do Design de Construção (MDL) 2015;
C) Regulamento de Construção;
D) Metodologia de Instalação;
E) Documentação.

Avaliação

Longe vão os dias de colocar caneta no papel (bem, talvez não tanto tempo!). Todas as avaliações no caminho de qualificação são tomadas digitalmente em um tablet no final de cada unidade individual.

A avaliação de cada curso é uma série de perguntas de múltipla escolha projetadas para desafiar o conhecimento e a compreensão do aluno. À medida que o aluno avança do Curso Fundamental para as outras unidades, eles descobrirão que o conhecimento adquirido nas unidades anteriores será construído e testado.

Como em todos os exames formais – as regras usuais se aplicam: não é permitido falar, enviar mensagens, conferir ou fazer referência a material. No entanto, a vantagem aqui é que aqueles que saem do exame podem se orgulhar do fato de que eles repassam seu próprio poder e conhecimento do cérebro (e mais tarde, podem usar esse conhecimento no local de trabalho).

 

Materiais de Pré-Aprendizagem

Para aqueles preocupados com os exames – não tenha medo. A FIA reuniu uma série de materiais de pré-aprendizagem que estão disponíveis gratuitamente no site da FIA (listados com facilidade em cada curso).

Um conselho: use os materiais de pré-aprendizagem para estudar antes de participar do curso e não pule para fora – eles são uma parte importante do curso e são feitos para ajudar os alunos no caminho para obter um passe para a qualificação.

Aqueles que estudam tendem a fazer muito melhor nos cursos do que aqueles que não estudam, simplesmente porque frequentar os cursos, em seguida, desenhar em qualquer coisa que você pode ter aprendido através de auto-estudo e desenvolver ainda mais esse conhecimento.

Todos os materiais de pré-aprendizagem estão disponíveis gratuitamente, quer tenha reservado um curso ou não, para que possa começar mesmo antes de ter reservado! No entanto, a participação em aula é uma parte necessária da qualificação, portanto, esses dois métodos de estudo devem se complementar para dar a você (ou à sua equipe, se estiver enviando-os) uma experiência de aprendizado mais arredondada.

 

Outros cursos

A FIA lançará outras unidades em projetos e comissionamento de sistemas de alarme de incêndio nas próximas semanas e meses, então agora é a hora perfeita para começar as unidades iniciais se você estiver interessado em se qualificar em qualquer uma dessas áreas.

A melhor maneira de manter-se atualizado com esses desenvolvimentos é inscrever-se no boletim de treinamento.

 

Você pode conferir o artigo original em inglês no link abaixo:

fonte: FIA – Fire Insdustry Association

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *